How to Comiket pt1: O que levar

Olá! Hisashiburi desu ne 😀

O post de hoje é especial em que ele será tanto em português quanto em inglês!! (pelo menos no momento em que isso está sendo escrito há ainda a intenção de traduzir para o inglês, vamos ver…)

A Comiket de verão está chegando, e eu nem cheguei a fazer meu post sobre a de inverno! ∑(゜Д゜;) Muita gente tem me pedido ajuda sobre a Comiket, então resolvi unir o útil ao agradável e fazer o…

Guia Compreensivo da Fychan de Como Comiket!!

Para começar!
O que é a Comiket?

Comiket, contração de Comic Market, é o maior evento de revistas publicadas independentemente (conhecido no Brasil como Fanzine, no Japão como Doujinshi), atraindo mais de 500 mil visitantes e 35 mil artistas!

A Comiket acontece duas vezes ao ano, sendo conhecida como Natsucomi na sua edição de verão e Fuyucomi na sua edição de inverno. Ela acontece no Tokyo Big Sight, que fica próximo à estação Kokusai Tenjijo Seimon em Odaiba. A próxima edição, Comiket 88, será nos dias 14, 15 e 16 de agosto – daqui a uma semana!

Como se preparar para a Comiket?

Com esse número assustador de pessoas, acho que fica meio óbvio que o eventos tem proporções gigantescas. E não vá esperando poder passear tranquilamente – para muitas pessoas, a Comiket é um campo de guerra!!

Eu só fui na Comiket de inverno, e apesar de ter sido “de boa”, eu consigo imaginar o perigo que a Comiket de verão pode ser. Por esse motivo, é imprescindível ir bem preparado!

Antes de eu continuar, acho que esse vídeo (oficial!) dá uma idéia de como é:

O vídeo é engraçado e exagerado, não é? Não. Não é exagero. Já ouvi dizer de nuvens de vapor se formando na Comiket de verão por conta do calor infernal e suor alheio. Não subestimem a Comiket e se preparem bem!!

Além disso, esse post muito bem escrito do Otaku Mode explica sobre todas as coisas importantes de se preparar para sobreviver a Comiket de verão. Caso você não queira ler o post longo porém, aqui vão minhas recomendações!

O que levar

1- Bebidas e suprimentos alimentícios.

Apesar de existirem tanto vending machines quanto konbinis espalhadas pelo Big Sight, não dependa delas – não é incomum vendings esgotarem em eventos e as filas das konbinis podem ser kilométricas. Leve pelo menos duas garrafas de bebida, se puder uma delas congelada (dica! Na konbini vende água e outras bebidas congeladas). Minha recomendação é uma bebida de esportes, para recuperar o corpo!
Recomendo levar algo para comer também, nem que seja um onigiri ou um pacote de bolachas. Ice packs podem ajudar a manter a comida fresca e a bebida gelada por mais tempo.

2- Toalha

De preferência aquelas longas, para poder pendurar no pescoço. Não tenha vergonha de usar toalha para limpar o suor, é costume dos japoneses fazer isso. E você vai suar. Todos vão suar. Até mesmo os japoneses que não suam nem no metro do rush usando terno e gravata.

3- Sacola (grande e resistente, tote bags são recomendadas)

Comiket é um evento de artistas independentes. Quando você compra um doujin, eles não te fornecem sacolas. A grande maioria já tem prejuízo só para poder estar ali, seria maldade exigir que além disso tivessem sacolas para todos os clientes!
Todas as Comikets vendem sacolas de papel com artes exclusivas, mas nunca se sabe quando você vai ter tempo de comprar ou se já não se esgotaram. Não custa nada ir preparado e levar sua própria sacola.

4- Dinheiro trocado

A grande maioria dos doujinshis custam entre 300 e 500 ienes. Trazer dinheiro trocado em moedas de 100 e 500 ajuda muito os artistas, e agiliza o processo.

5- Sapato confortável

Tênis esportivo ou de caminhada. Confie em mim, você vai andar muito e ficar de pé muito. Isso é uma recomendação geral para o Japão, na verdade, mas especialmente importante para a Comiket.

6- Lista pronta do que quer comprar

Window shopping na Comiket é bem divertido.

Mas ela é grande.

Muito grande.

Se você tem interesse em coisas específicas, recomendo fortemente ir preparado de onde seus artistas favoritos ou animes favoritos estarão!! E isso nos leva a segunda parte..

Parte 2 – Como descobrir artistas e círculos interessantes

…porém, como esse post está enorme, esta parte ficará para um próximo post!

Antes de concluir esse post, há algo importante que eu queria comentar: Horários e Ordem de Compra.

A Comiket funciona das 10 as 4 nos dois primeiros dias, e das 10 as 3 no ultimo dia. A recomendação geral é que se você não é um fã hardcore – em especial, se é sua primeira vez, que chegue depois do horário de abertura. Minha experiência é que chegar depois das 11 já é o suficiente para evitar filas, mas não sei se isso vale para a Natsucomi ou só para a Fuyucomi.

Circles famosos formam fila e esgotam rápido. Se você tiver muito interesse em algo que julgar que é famoso, recomendo dar prioridade e ir direto para o local dele. As filas são grandes, mas em geral são bem organizadas e andam rápido.

Como descobrir se o que você gosta é algo grande? Bem, as chances são grandes de que se você conhece internacionalmente, é porque é famoso. Mas um jeito de descobrir é se eles são um wall circle – circles que ficam próximos as paredes ao invés de nos corredores centrais. Irei falar mais sobre isso e mapas no próximo post.

Além disso, é importante dar prioridade ao que você mais gosta, mas também é importante seguir uma ordem inteligente dos halls. Os halls são enormes, e os halls leste e oeste são muito, muito distantes. Com o fluxo intenso de pessoas da Comiket deve levar mais de 15 minutos para chegar de um ao outro. Por esse motivo, é importante seguir a ordem dos corredores e evitar se locomover entre os halls leste e oeste sem necessidade.

Alias, muitos circles esgotam rápido, e muitos fecham mais cedo até mesmo antes de esgotar. Se você tiver interesse em algo, não recomendo deixar para comprar depois!

…e com isso, esgoto esse post! Mais informações no próximo!! ヽ(。ゝω・。)ノ

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s